Pesquisar
Pesquisar

Saiba o que é o modelo cognitivo da Terapia Cognitivo Comportamental

Modelo cognitivo

A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido cada vez mais utilizada e estudada por psicológicos por compreender a importância das crenças e pensamentos automáticos que geram reações adversas. Nesse sentido, a TCC está baseada no modelo cognitivo que busca a compreensão de como as crenças são formadas de forma única por cada indivíduo.

Mesmo essa metodologia sendo utilizada a algum tempo pelos profissionais, muitos, principalmente os que estão adentrando na área, não sabem exatamente o que significa o modelo cognitivo pelo qual a TCC está baseada. Portanto, confira neste artigo mais detalhes sobre o que o é o modelo cognitivo na Terapia Cognitivo Comportamental.

O que é Terapia Comportamental com modelo cognitivo?

Como dito anteriormente, essa metodologia analítica está baseada no modelo cognitivo. Embora normalmente seja comum pensar que as situações causam reações, com a adoção da visão do modelo cognitivo, nós entendemos que entre a situação e comportamento existe o pensamento automático.  Portanto, na TCC a visão é de que a situação leva a um pensamento que, só então, leva a reação, que pode ser de três tipos: comportamental, emocional ou respostas fisiológicas.

O que seriam os pensamentos automáticos?

Os pensamentos automáticos são aquelas frases que simplesmente aparecem na cabeça. Eles são rápidos, involuntários, e podem ser compostos por frases ou imagens (como lembranças e premonições) a respeito de determinada situação. Às vezes eles passam despercebidos, mas todo mundo os tem. Contudo, pessoas com problemas psicológicos ou transtornos, têm esses pensamentos automáticos disfuncionais.

Além disso, os pensamentos automáticos podem aparecer em diversas situações diferentes: durante o evento; quando está fazendo reflexão sobre um evento passado, ou um futuro incerto; durante um julgamento do modelo cognitivo. O último caso seria, por exemplo, a pessoa pensar “isso não pode acontecer” e fica com raiva, essa raiva pode gerar outros pensamentos disfuncionais, como “eu não posso pensar assim”.

Pensamentos automáticos disfuncionais

Os pensamentos automáticos disfuncionais levam a emoções, comportamento ou reação fisiológica também disfuncionais. Normalmente, são reações exageradas, fora de contexto. Por exemplo, uma pessoa fica com muita raiva ou muito ansiosa, mais do que a situação em si precisaria. Essas reações pioram ou mantêm o transtorno psicológico.

Como a TCC pode ajudar?

De forma geral, não temos o costume de identificar os pensamentos automáticos, geralmente identificamos as mudanças no humor ou fisiológicas (por exemplo, coração batendo rápido ou suor excessivo), mas não sabemos o porquê de eles estarem ocorrendo.

A Terapia Cognitivo Comportamental ajuda a identificar e entender os pensamentos automáticos, que levaram a reações disfuncionais. Ela ajuda também a avaliar e a responder de uma maneira mais funcional, para ter uma reação mais saudável sobre o problema.

Abordagem ampla

Outro fato interessante da TCC é que ela pode usar técnicas de outras abordagens, como dramatizações, técnicas comportamentais, etc., para ajudar o paciente a identificar, avaliar e responder os pensamentos disfuncionais de uma maneira saudável. Portanto, segundo estudos recentes, ela é eficaz no tratamento de transtornos depressivos, ansiosos, obsessivo compulsivo, pânico, fobias sociais, etc.

Junto com medicação, ela também é capaz de ajudar os clientes com transtornos de esquizofrenia e bipolaridade. Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar pessoas que enfrentam doenças graves, como câncer, a enxergar as coisas de forma melhor.

O intuito final dessa abordagem é que o paciente seja o seu próprio terapeuta no futuro. Com isso, ele poderá sair do tratamento sabendo lidar com suas dificuldades e pensamentos disfuncionais, gerando autonomia e autoconfiança.

Diferença de pensamentos e emoções

Quando não temos o costume de identificar os pensamentos, podemos confundi-los com emoções. Sendo assim, vale ressaltar que os pensamentos são ideais com várias palavras expressas por uma frase, como: “não consigo fazer nada certo”; “nunca vou melhorar”.  Já os sentimentos e emoções, são expressas com uma palavra, sendo elas: triste, desapontado, irritado, invejoso, entre outros.

Se você quiser se aprofundar mais no estudo sobre Terapia Cognitivo Comportamental, é só acessar os cursos e Workshops do psicólogo Diego Falco.

Picture of Diego Falco

Diego Falco

Diego Falco é especialista em Terapia Cofnitivo-Comportamental, ensina a abordagem há mais de 5 anos e mais de 1900 pessoas já passaram pelos seus cursos.

Conheça a Terapia Cognitivo-Comportamental na Teoria e na Prática

Complemente o que você aprendeu na Faculdade sobre a TCC, ganhe mais confiança em seu Atendimento Clínico e ajude seus pacientes com uma Prática Baseada em Evidências